2016.2
A regressão terapêutica: questões técnicas
Pretendemos revisar a literatura sobre a noção de regressão terapêutica, da forma como ela foi concebida dentro da tradição ferencziana e desenvolvida por autores tais como Balint e Winnicott. A leitura desses textos está intimamente articulada à discussão dos casos atendidos pelo NEPECC, os quais solicitaram, em função de certos impasses, o aprofundamento do recurso à regressão. Temas adotados: a noção de regressão e mutualidade no diário clínico de Ferenczi, especialmente ao caso de Elizabeth Severn; a noção de “órfa” que lhe é correlata; a regressão terapêutica no livro “A falha básica” de Balint e sua proposta de “novo começo”; a noção de “uso do objeto” em Winnicott.
Bibliografia
AVELLO, J. J. Dimension théorique: au-delà de la pulsion de mort. Paris: CampagnePremière, 2013. p. 67-85.
AVELO, J.J. Lile de reves de Sandor Ferenczi: Rien que la pulsion de vie. Campagne Premiere, 2013.
BALLINT, Michael. A falha Básica: Aspectos terapêuticos da regressão. Artes Médicas, Porto Alegre, 1993.
FERENCZI, Sándor. Reflexões sobre o Trauma. In: ______ Obras Completas: Psicanálise IV. São Paulo: Martins Fontes, 1992. cap. X, p. 109-117.
FERENCZI, S. Notas e fragmentos. In: Psicanálise IV. Obras Completas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LAMBOTTE, M. C. (2000). Estética da melancolia. Rio de Janeiro: Cia. de Freud.
OGDEN, T. Sujeito da Psicanálise. O terceiro analítico: trabalhando com fatos clínicos intersubjetivos, 1996.
OGDEN, T. Por que ler Fairbairn? Leituras criativas, 2012.
PHILLIPS, Adam. Beijo, cócegas e tédio: ensaios psicanalíticos sobre aspectos não estudados da vida, São Paulo. Companhia das Letras, 1996.
SMITH, Nancy. El renacimiento de Orfa: hacia un reconocimiento honorable de Elisabeth Severn.
SMITH, Nancy. Del Edipo hasta orfa: revisitando Ferenczi y el paradigmático caso de Severn.
WINICOTT, D.W., O ambiente e os processos de maturação, Cap II: A Capacidade para estar só. ArtMed, 1958.


Winnicott e a clínica contemporânea
Pretendemos explorar certas noções do pensamento de Winnicott que nos ajudem a enfrentar desafios da clinica psicanalítica na atualidade. O eixo central de nosso percurso será composto pelo livro “O brincar e a realidade”, o qual será inteiramente percorrido por nossas leituras. As noções privilegiadas serão o brincar, a criatividade, o espaço potencial, o uso do objeto, a experiência cultural, entre inúmeras outras. Discutiremos também alguns de seus textos anteriores, tais como “O desenvolvimento emocional infantil” e nos serviremos de alguns comentadores que enriqueçam nossa compreensão, tais como Adam Phillips, Jan Abram, Thomas Ogden, entre outros.
Bibliografia
WINNICOTT, D. Desenvolvimento emocional primitivo. In: Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2000.
OGDEN, T. Reading Winnicott. In: Jan Abram (ed.). Donald Winnicott today. New York: Routledge, 2013.
WINNICOTT, D. W. Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.